CONSULTORIA + ASSESSORIA + DESIGNER + DIGITAL 

Studio Costa + Azevedo.

Especialista em arquitetura de varejo.

Com uma visão especialista sobre arquitetura de consumo, o Studio Costa + Azevedo desenvolveu projetos para marcas importantes, principalmente para o Varejo de Moda.

Marcas como Colcci e Forum fazem parte do portfólio deste escritório bem resolvido.

Sou co-fundador do escritório e atuei de maneira direta de 2007 a 2017. Com olhar voltado exclusivamente para o desenvolvimento do marketing em todas as suas esferas, extensões e profundidades.

Inicialmente o escritório levava o nome de Josemar Costa Jr. Arquitetura, Interiores e Art Direction e possuia um portfólio bem diversificado, do residencial ao comercial, mas não apresentava liderança em nenhum segmento. O trabalho era desenvolvido sem levar em consideração processos, não se tinha organização nem planejamento de nenhuma espécie.

Iniciamos então o desenvolvimento de plano de negócios e planejamento de marketing, no decorrer dos desenvolvimentos, através das análises das pesquisas qualitativas e quantitativas, foi identificado uma lacuna no segmento de arquitetura de varejo na região nordeste, principalmente no varejo de moda, setor em que o escritório já tinha acumulado alguma experiência e possuía uma inclinação natural.

 

Dentro do planejamento, todos os esforços de marketing foram direcionados para o fortalecimento da marca para esse mercado. Várias ações integradas e estruturadas foram desenvolvidas para a realização desse objetivo. Atividades essenciais para o alcance do objetivo que foram dirigidas e desenvolvidas por mim:

 - Planejamento estratégico mercadológico da empresa;


 - Desenvolvimento de novos mercados com o olhar para o desempenho dos serviços existentes, coordenando estudos sobre lançamento de novos serviços;


 - Gestão dos projetos de lançamentos e relançamentos, desenvolvimento de plano de marketing para os serviços, acompanhamento da rentabilidade, vendas em valor e volume, previsões de vendas, elaboração de orçamento para os serviços, incluindo o plano de ação;


 - Coordenação e definição dos serviços que faziam parte do portfólio para o lançamento e acompanhamento dos serviços no mercado, definição das diversidades dos serviços, acompanhamento da evolução do mercado, identificação de novas oportunidades de negócios, definição de planos estratégicos de marketing, desenvolvimento e avaliação das estratégias de comunicação como: campanhas de propaganda, promoção de vendas, mostras de arquitetura;


 - Atividades de relações públicas e marketing direto, monitoramento das agências de propaganda, assessoria de imprensa, promoções e pesquisa de mercado;


 - Desenvolvimento de estratégia de distribuição, objetivando incrementar a participação de mercado e participação de reuniões com clientes e fornecedores.

Em 2017 deixei a atuação direta e exclusiva com escritório em decorrência da NUNES.MDB. O Escritório passou a se chamar Studio Costa + Azevedo devido a entrada de seu novo sócio, André Azevedo, e também por ter ocupado espaço em outros segmentos da arquitetura, como residencias de médio e alto padrões.

Os resultados da minha atuação em conjunto com um time enxuto de 16 colaboradores diretos e mais 12 colaboradores indiretos, podem ser representadas em números: 

- 308 lojas projetadas e implantadas em todo o Brasil (Dados atuais);

- 132 apartamentos projetados;

- 72 casas projetadas;

- 62 lojas abertas dentro do nosso departamento de consultoria que acompanha o cliente da escolha do ponto, do desenvolvimento de identidade, até a inauguração;

- 18 edições de Casa Cor, incluindo Casa Cor SP e Casa Hotel SP.

Hoje o Studio Costa + Azevedo conta com uma base Recife e outra em São Paulo, essa última, desde o primeiro semestre de 2019, e atualmente em processo de aperfeiçoamento, considerando as integrações e alinhamentos possíveis frente ao grande avanço tenológico vivido nos últimos anos.

Durante o período de trabalho foram desenvolvidos: plano estratégico, desenvolvimento tático e execução. Identificação  das vantagens competitivas, segmentação e  posicionamento. Planejamento de mídia e produção. Gestão do ambiente digital. 

 

Por questões Legais não é possível expor todos os detalhes sobre  todo o desenvolvimento.