ASSESSORIA + DESIGNER + AMBIENTE DIGITAL 

Um mix de análise, identificação, indicação e qualificação.

No mercado desde 1993, a Casttini Planejados está situada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e conta com um parque fabril de 6.000m².

Especialmente no Recife, ela precisava de um trabalho mais focado no reconhecimento e na mudança de percepção dos profissionais parceiros e do público final.

Desenvolvemos ações estruturadas e integradas, apostando em atitudes correlacionadas aos profissionais especificadores.

Em 2018 fizemos uma excelente participação na Casa Cor Pernambuco, através de um movimento mais integralizado, unimos as mais diversas formas de comunicação e obtivemos grande interação entre o público e a marca. 

O principal objetivo da assessoria no período (2018 - 2020) foi posicionar a marca no mercado local como um produto de qualidade e com amplas possibilidades de personalização, frente às marcas já reconhecidas.

Diante da análise feita com base nas pesquisas internas e externas, foi identificado, primeiramente, a grande qualidade do produto, resultado, do ponto de vista técnico, de um trabalho dedicado e voltado aos detalhes desenvolvido pela fábrica, que é administrada pela família desde sua fundação. O grande complicador era que a qualidade já não era um ponto de diferenciação grande, uma vez que a indústria nacional que fornece esse tipo de mobiliário, o planejado, já possuía um alto grau de qualidade na entrega. Outro complicador era o mercado cheio de marcas similares, oferecendo produtos muito parecidos e a preços muito semelhantes também. 

Como a maioria das marcas similares que competiam por esse mercado, a Casttini não tinha um trabalho de relacionamento com os profissionais especificadores, que dentro desse segmento pode representar até 80% do faturamento de uma empresa, a atuação dos especificadores giravam em torno dos 8%, muito baixo para o segmento. Além do mais, ainda estava situada num endereço pouquíssimo atrativo para esse público, possuía uma comunicação confusa, com apresentação da marca de maneira disforme em cada ponto de contato. Para agravar ainda mais, a equipe era desmotivada, e assim como o mercado, ela não percebia o valor do produto, não possuía nenhum treinamento para atender a esse público de especificadores, e para finalizar, o show room era confuso, pouco convidativo e interativo, não apresentava sequer metade das possibilidades oferecidas pelo produto. 

No conjunto final a Casttini não era desejada na cidade, quase ninguém conhecia, sobrevivia dos clientes passantes, que devido a negativa localização, não gerava boas vendas, sofria com muitas guerras de orçamentos com outras lojas vizinhas e os negócios eram fechados pela condição do menor preço.

COMO MUDAMOS ESSE CENÁRIO

O público nesse período atravessava por uma mudança de percepção para esse tipo de produto, no geral, dentro de um projeto residencial, os móveis planejados podem significar até mais de 40% do orçamento disponível para compra de mobílias, quando observamos os projetos geridos por profissionais arquitetos ou decoradores. O fato é que os consumidores estavam mudando sua percepção sobre marcas famosas desse segmento, um misto de nivelamento de qualidade entre as marcas e o crescimento do interesse por obras de arte, mobílias como sofás, cadeiras e poltronas assinadas por designers famosos, assim como luminárias e objetos com outras funções, fazendo, nesse momento, uma concorrência de outra esfera.

Primeiro iniciamos um trabalho de endomarketing para despertar no nosso público interno a visão positiva dos nossos produtos, foram criados encontros, materiais exclusivos e games para incentivar as trocas e as inserções das novas informações, ao mesmo tempo em que organizávamos mudanças estratégicas, como adequação do show room para instalação de uma gama mais atual de acabamentos, levantamento dos profissionais especificadores que conversavam com os nossos produtos, através de um mapeamento detalhado com alinhamento de perfil do profissional e do público, com isso já abrindo uma análise mais realista de uma possível participação no evento Casa Cor, responsável por criar excelentes diálogos entre as marcas e o público que pretendíamos iniciar um diálogo.

Trabalhos estruturados, integrados e sincronizados fizeram a Casttini atingir seu objetivo.

Basicamente o que foi desenvolvido para Casttini:

 

- Identificação das oportunidades e viabilização das possibilidades baseadas em análises e diagnósticos, através do desenvolvimento de planejamento estratégico e identificação da problemática;
- Atuação objetiva no cotidiano da empresa, contemplando análise de resultados e entregando valor.

- Desenvolvimento e execução da comunicação, ordenando de maneira estruturada a informação on-line e off-line;
- Desenvolvimento de endomarketing;
- Planejamento de mídia. Acompanhamento, produção e execução de audiovisual para plataformas de mídias digitais e sociais;
- Branding;
- Desenvolvimento de site e hotsite para ações específicas com aprimoramento da experiência, através de promoções dentro do digital, trabalhando as duas realidades;
- Suporte na participação e integração com o evento Casa Cor Pernambuco.

RESULTADOS

- 02 participações no evento Casa Cor com profissionais de renome;

- Aumento substancial do faturamento durante o período;

- Reajuste dos preços em mais de 38%;

- Mais que duplicado o número de especificações;

- Durante o período do trabalho, os mercados vizinhos se interessaram em adquirir a franquia Casttini ou saírem do formato de monomarca, como Maceió e João Pessoa;

- Mudança de endereço, indo para a região onde se concentram as principais marcas do mercado;

- Integração de marketing com a fábrica para a participação na Casa Cor SP 2019.

Cartão de Vista Casa Cor Pernambuco

QR Code - Promo

Ação simples de área de experiência exclusiva, gerando um faturamento direto de 90% do faturamento habitual, só no período do evento.

Além do ambiente digital, através das redes sociais, hotsite, e-mail e WhatsApp, fizemos uma ação de ativação através da cobertura fotográfica dos ambientes parceiros + cobertura audiovisual, fortalecendo o co-branding.

CRÉDITOS:

Foto 01 - Loft Out of The Bricks - Studio Costa + Azevedo

para Casa Cor Pernambuco 2018 I Foto: Paulo Higor.

Foto 02: Casa de Vidro Vivix - DV Arquitetos

para Casa Cor Pernambuco 2018 I Foto: Paulo Higor.

Foto 03: Adega Conceito - Studio NB para

Casa Cor Pernambuco 2019 I Foto: Paulo Higor.

Foto 04: Loft Out of The Bricks - Studio Costa + Azevedo 

para Casa Cor Pernambuco 2018 I Foto: Paulo Higor.

Durante o período de trabalho

foi desenvolvido o plano estratégico, desenvolvimento tático e execução. Identificação das vantagens competitivas, segmentação e posicionamento. Planejamento de mídia e produção. Desenvolvimento de hotsite e gestão de todo o ambiente digital.

Por questões Legais não temos como expor detalhes sobre todo o desenvolvimento.