A PERSONA - ESPECIFICADOR

O profissional especificador atua de forma autônoma de 85% dos casos, destes, 57% atuam sozinhos e os que possuem equipe, têm em média 03 colaboradores.

Do total de projetos executados, 70% são residenciais e 25% são urbanos. Destes, casa de praia e campo ficam com 19%, residenciais urbanas com 85%, sítios e fazendas 11%. Dos projetos comerciais, auditórios, salões e clubes ficam com 20%, lojas 38%, restaurantes e bares com 24%, hotéis 20%, escritórios 35%, consultórios e clínicas com 29%.

O ticket médio do cliente na loja com especificador é duas ou três vezes maior que o cliente sem especificador.

O profissional especificador valoriza status, e muitas vezes seus trabalhos imprimem riqueza e poder. Ele é focado no relacionamento e na amizade com o seu cliente. Ele é atento aos novos materiais e possui um alto desejo de experimentar.

Ele está sempre em busca de criar emoções diferentes e ama surpreender. Na maioria das vezes acredita que seu cliente não sabe nada e tentam ao máximo impor suas ideias nos projetos.

Em 50% das vezes ele escolhe seus fornecedores por hábito.

Alguns fatores são decisórios na escolha do fornecedor. Segurança e idoneidade são o principal, assim ele terá menos riscos de problemas. O atendimento é o segundo fator principal, o vendedor precisa ser extremamente capacitado e conseguir estabelecer uma relação de confiança. O terceiro fator mais importante é a posição do fornecedor diante da inovação, principalmente na criatividade e design.

Experiência

Ele precisa ser reconhecido e valorizado

Ele precisa ter um atendimento

Ele busca premiações

Busca design nos produtos

Postura

Precisa da RT paga e dia

O fornecedor precisa ser idôneo

O fornecedor precisar pedir autorização para qualquer alteração em projeto

Agilidade na entrega dos orçamentos e retornos

O cumprimento de promessas e prazos

Os consultores precisam ter conhecimento amplo dos produtos

Conveniência

A entrega precisa ser programada ou imediata

Uma equipe estável, de preferência que consiga estabelecer um elo de confiança, além de tecnicamente preparada.

Precisa perceber que ele possui uma negociação especial

O principal fator de fidelização do especificador é a capacidade da empresa e do vendedor em resolver os problemas

CONEXÃO

As marcas estão presas a palavras no "aumentativo": maior, melhor, mais rápida, mais fácil, mais nova, e o golpe de misericórida, mais barata.

Todas elas são apenas o pingo, o mínimo inicial que todo jogador precisa apostar para ganhar um lugar na mesa do jogo.

Na era das relações sociais digitais ou desde os primórdios, em todos os lugares as pessoas querem abraçar a emoção.

Somos movidos pela emoção e não pela razão.

Representação de uma ideia, um conceito.

Solução.

Estudo sistemático do mercado.

Quais as tendências do mercado local?

Repertório de conexão.

Quais os elementos de interesse do profissional?

Casa Cor SP

SP Design Weekend

Expo Revestir

Paralela SP

Feira de Milão

Artistas Locais

Designers D/F

Estudo do profissional.

Estudar o profissional da carteira detalhadamente.

EXERCÍCIO

Estudo detalhado dos profissionais da casa.

Estudo dos 10 profissionais almejados.