Como a starbucks se tornou tão poderosa, valiosa e cheia de fãs apaixonados por todo o mundo?

Criada em 1971 na cidade de Seattle, nos EUA, ela vendia apenas o café em grãos. Só em 1982, o então Diretor de Marketing Howard Schultz, entrou numa batalha para convencer os sócios da empresa a vender também o café já pronto em suas lojas. A batalha não foi vencida e Schultz decidiu sair da empresa e abriu sua própria cafeteria. Cinco anos depois ele compraria a marca por 4 milhões de Dólares, dando inicio ao processo de transformação da marca nessa gigante que conhecemos hoje.



Foto: Starbucks Shopping Pátio Higienópolis


Mas qual o segredo do sucesso que elevou a Starbucks ao mesmo patamar que marcas como Apple, Google e Coca-Cola vendendo apenas café? Essa é a questão, ela não vende só o café, ela oferece experiência única. A Starbucks constrói a sua marca essencialmente através da experiência. . Tudo gira em torno da interação das pessoas com a experiência Starbucks, a marca não é só uma peça de publicidade, todas as ações desenvolvidas comunicam o que a marca é de fato. Da localização das lojas ao espaço físico, tudo é visto como extensão da marca, fatores determinantes do sucesso. Os valores que guiam a empresa, bens não tangíveis, mas que determinam a cultura, como a forma que a marca se relaciona com os clientes, que se reflete na forma como a marca se relaciona com os funcionários, determina o resultado final do valor percebido por todos. .


Tudo gira em torno da interação das pessoas com a experiência Starbucks, a marca não é só uma peça de publicidade, todas as ações desenvolvidas comunicam o que a marca é de fato.

Em resumo, 03 dicas importantes que você pode levar para sua empresa: - Invista em experiência dando a mesma importância que você dá para as vendas, pois no final, ela é que fará de fato a diferença. - Trabalhe os princípios e desperte a consciência do seu negócio, considere sempre os valores humanos. - Personalize mais, desenvolva relações únicas, seja parte importante para cada cliente distinto. “Uma publicidade em massa pode ajudar a construir marcas, mas a autenticidade é o que faz a marca durar. Se as pessoas acreditam compartilhar valores com a empresa, elas se manterão leais à marca.” (Howard Schultz). .

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