designer + identidade 

Margô é uma loja multimarcas do varejo de moda no município de Carpina/PE e a justificativa do nome para a marca é uma homenagem a mãe da sócia fundadora. O trabalho aqui foi o redesign da marca com base em pesquisas feitas sobre os significados do nome Margô, seguindo para a aplicação no cartão de visita, sacola, convite e outdoor de lançamento de coleção.

 

 

Margô: Significa “ser iluminado” ou “pérola”.

Margô é a versão portuguesa de Margot, variante inglesa e francesa de Margarida.

 

A raiz etimológica deste nome está no latim Margarita, que se originou do grego margarites ou maragon, que quer dizer literalmente “pérola”.

 

Alguns pesquisadores e estudiosos da onomástica, acreditam que o termo grego descende da língua persa murvarid / murwari, palavras que podem ser interpretadas como “criaturas da luz”, numa tradução aproximada ao português.

 

Segundo registros históricos, os primeiros nomes que surgiram baseados nesta raiz etimológica em Portugal datam de meados do século XIII.

 

Por norma, Margô é tido como um apelido para pessoas batizadas com os nomes de Margareth ou Margarida. No entanto, devido a sua simplicidade e beleza, Margô passou a também ser utilizado como um nome próprio.

 
 

O CONCEITO

Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras e mexilhões, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia. A pérola é envolvida naturalmente em nácar e bicarbonato de cálcio produzido pela ostra.

Nosso partido para o desenvolvimento do símbolo principal da marca veio do seu próprio significado.