O INSTAGRAM INICIA TESTES QUE IRÁ MONETIZAR CRIADORES DE CONTEÚDO NA PLATAFORMA.

29/05/2020

O Instagram lançou na quarta-feira (27) ferramentas que permitem aos criadores de conteúdo de vídeo a ganharem dinheiro com a plataforma, incluindo a compra de destaques pelos espectadores durante as LIVES. A forma da monetização acontecerá de uma forma similar ao YouTube através da introdução de anúncios no IGTV. Os dois lançamentos ainda funcionam como teste, já que empresa está limitando a disponibilidade de acesso às ferramentas durante a fase de experimentação.

Os destaques no Instagram LIVE é uma forma de apoiar de maneira direta os criadores de conteúdo dentro dessa ferramenta que ganhou tanto destaque nesse período de quarentena.

Como funcionam estes destaques?

São selos em forma de coração que podem ser adicionados ao lado dos perfis dos participantes que comprarem esses selos, esses perfis poderão aparecer com mais destaque nos comentários durante a LIVE. Os espectadores podem escolher possuir até 03 corações durante a exibição, oferecidos a preços de US $ 0,99 para um coração, US $ 1,99 para dois corações ou US $ 4,99 para três corações.

 

Os espectadores podem comprar apenas um selo durante a LIVE.

 

Depois de comprados, esses selos no formato de coração aparecerão ao lado do perfil da pessoa durante a LIVE, isso irá ajudar ao criador de conteúdo a ver, com mais rapidez, quais expectadores estão apoiando sua LIVE. Os criadores também poderão ver quais perfis possuem o selo.

Os novos selos serão lançados em junho com um pequeno grupo de criadores nos EUA. Nos próximos meses o recurso se expandirá para outros mercados, incluindo o Brasil. O Instagram não terá participação nos selos durante o período de testes, mas no futuro terá participação, o percentual ainda não foi divulgado.

Essa iniciativa nasceu devido ao crescimento das LIVES nesse período de quarentena. De fevereiro a março o Instagram relata que as LIVES cresceram 70%.

Outra novidade, que também está em fase de testes, é a introdução de anúncios no IGTV, eles aparecerão, inicialmente, quando a pessoas clicarem para assistirem ao vídeo do IGTV a partir do FEED. Os anúncios criados para os dispositivos móveis e terão duração de 15 segundos, mas assim como no YouTube, o usuário poderá pular os anúncios quiserem. Os anúncios estarão em testes nos EUA com alguns grupos de criadores de conteúdo e alguns anunciantes, como Sephora e Puma.

É importante destacar que o Instagram diz que pelo menos 55% da receita vindas desses anúncios será destinada para os influenciadores.

Até hoje não se sabe os números de crescimento do IGTV. Logo antes da pandemia da COVID-19 a plataforma estava com dificuldades de levar adiante a ferramenta, mas agora o cenário mudou, mais marcas e pessoas começaram a utilizar ferramenta, revelando crescentes visualizações e engajamento.

Fontes:

Techcrunch

Tecmundo

valor marketing.jpg

Os diferenciais ajudam nas vendas e os relacionamentos ajudam a comunicar esses diferenciais.